/* fundo do topo */ .cabecalho { background: #EEEEEE!important; } /* letra da previsao do tempo */ .cabecalho .previsao-tempo { color: #000!important; } /* letra do nome da moeda */ .item-cotacao .moeda{ color: #000!important; } /* fundo e cor do valor da moeda */ .item-cotacao .dados{ background: #000!important; color: #FFF!important; } /* fundo do rodape */ .rodape { background: #DDDDDD!important; } /* texto do rodape */ .rodape .copia-proibida { color: #000!important; } /* links do rodape */ .rodape .copia-proibida a { color: #000!important; } /* cor do botão de abrir menu mobile */ .botao-menu-mobile { color: #000!important; } /* cor do botão de abrir menu mobile */ .botao-menu-mobile { color: #000!important; } /* cor do botão de buscar na versao mobile */ #btn-busca-mobile { color: #000!important; } Agronegócio amplia presença em conselho estratégico do governo
25 de junho de 2026
18°

nublado

Cuiabá

Dólar
R$ 5,22
Euro
R$ 5,93
Bitcoin
R$ 324139
Agro, Indústria e Logística / Agro, Indústria e Logística

Agronegócio amplia presença em conselho estratégico do governo

O setor agropecuário ganhará mais espaço nas discussões sobre o futuro econômico do país a partir da próxima semana. O Conselho de Desenvolvimento Econô...
Publicado em 30/07/2025 13:00:29
Agronegócio amplia presença em conselho estratégico do governo

O setor agropecuário ganhará mais espaço nas discussões sobre o futuro econômico do país a partir da próxima semana. O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como “Conselhão”, receberá novos representantes ligados ao agronegócio em sua composição, que conta com cerca de 200 integrantes e funciona como um órgão consultivo do governo federal.

O colegiado tem a missão de assessorar a Presidência da República em temas estratégicos, reunindo diferentes setores da sociedade civil, do empresariado e do meio acadêmico para debater soluções de longo prazo. Suas reuniões servem como um espaço de diálogo e formulação de propostas em áreas como desenvolvimento sustentável, transição energética, uso da terra e políticas de inclusão produtiva.

A entrada de novos integrantes ligados ao agro ocorre em um momento em que o governo busca estreitar laços com o setor, historicamente um dos motores da economia brasileira, mas que mantém distância do atual ciclo político.

Os novos conselheiros terão mandato até 2027 e devem levar pautas como a recuperação de terras degradadas, a ampliação do seguro rural, a criação de um fundo para catástrofes climáticas e a securitização de dívidas de produtores afetados por eventos extremos.

A expectativa é que a participação mais ativa do segmento ajude a embasar políticas públicas e acordos comerciais, além de fortalecer a agenda de práticas sustentáveis no campo. O conselho já discute, por exemplo, a formação de um grupo de trabalho para tratar do reaproveitamento de áreas improdutivas, de forma a ampliar a produção sem necessidade de desmatamento.

Com a nova configuração, o “Conselhão” reforça seu papel de ponte entre governo e sociedade, abrindo espaço para que diferentes setores apresentem suas demandas e contribuam para decisões que impactam a economia e o meio ambiente nos próximos anos.

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Relacionadas

É proibida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo sem a autorização por escrito do autor e / ou editor Expediente - Contato - Ao Vivo Quem Somos - Politica de privacidade
Copyright © - Todos os direitos reservados ao portal Violeiros do Araguaia